Quem sou eu

Minha foto
Pr. Elifaz - Auxiliar e conselheiro, Faculdade Bacharel em Teologia, em atividade pelo ministério da Igreja de Deus.

Saudação

... não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca. Não a abandones e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá.
Prov. 4:4-6

"O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre." (Salmos 121 : 8)

Deus o abençoe, fique na paz de Cristo nosso Salvador e amigo leal, o exemplo de vida a ser seguido, para um viver feliz.

E salvação eterna garantida a todo aquele que crê e obedece.


Capitais do Brasil

terça-feira

EU SOU A VIDEIRA E VÓS OS RAMOS


·         Jesus falou : Eu sou a videira e vós os ramos João 15: 1-10
·         2. TEXTO João 15:1-8
·         3. 1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
·         4. 2 Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.
·         5. 3 Vós já estais limpos pela palavra,(pelo ensino) que vos tenho falado;
·         6. 4 permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.
·         7. 5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
·         8. 6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.
·         9. 7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.
·         10. 8 Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.
·         11. CONTEXTO João 15:1-8
·         12. Quinta-feira Santa (Ceia do Senhor) Discurso de despedida Através dos seus gestos e palavras ele apresenta seu “TESTAMENTO”. Ele está consciente da proximidade de sua morte na cruz.
·         13. Os discípulos recebem as coordenadas para continuarem a missão de Jesus. Nasce a comunidade “Cristã” alicerçada no serviço e no amor. O “discurso de despedida” de Jesus vai de 13:1 a 17:26
·         14. O texto nos apresenta uma instrução de Jesus sobre a IDENTIDADE e a SITUAÇÃO da comunidade dos discípulos no mundo. Eles são ramos da videira verda-deira e devem dar frutos.
·         15. MENSAGEM João 15:1-8
·         16. A imagem da videira, dos ramos e dos frutos, tem um profundo significado no universo religioso judaico.
·         17. Jesus, utilizando-se de uma parábola com linguagem do campo, relembrará o povo do verdadeiro relacionamento com Deus.
·         18. O Povo de Israel (antiga videira) não produziu os frutos que Deus esperava. No A.T. a “videira” e a “ vinha” eram símbolos do Povo de Deus Israel era apresentado como uma “videira” que Deus arrancou do Egito e transplantou para a Terra Prometida.
·         19. Jesus se apresenta como a nova videira (a verdadeira) que produzirá os frutos que Deus quer.
·         20. Diz aos discípulos que eles são os ramos que ligados a ele (permanecendo) receberam vida e produzirão frutos.
·         21. Interromper a relação com Jesus significa cortar a relação com a fonte de vida e condenar-se à esterilidade. O ramo não tem vida própria... não produz fruto de si mesmo... Deve permanecer ligado a árvore para receber seiva. O verbo “permanecer” é a palavra-chave do nosso texto. Ela aparece 7 vezes nos versículos 4-8.
·         22. A este só resta ser cortado e lançado fora pois, não correspondeu com aquilo para o qual fora criado (dar fruto). Quem se recusa a acolher a vida que Jesus propõe e prefere conduzí-la por caminhos de egoísmo, de auto-suficiência, de fechamento, se torna um ramo seco... sem fruto.
·         23. Deus é tal como o viticultor zeloso... Cuida da comunidade que está ligada a Cristo, para que produza os seus frutos. A comunidade de Jesus (os ramos) não deve condenar-se à esterilidade. Ela é  vocacionada  para dar frutos. Por isso, o agricultor (DEUS) empenha-se para que os ramos cumpram a sua razão de existir... (dar frutos).
·         24. Sem a poda, a videira dentro de alguns anos torna-se estéril e morre. Portanto, podar é cuidar da “saúde” da videira. No cuidado com a videira o viticultor tem que podá-la. A poda não é sinônimo de punição. Não é para que a planta sofra. Não é um ato “sádico” do agricultor. Poda é um ato de cuidado, oferecendo à planta condições de sobreviver e de dar os seus frutos.
·         25. APLICAÇÃO PASTORAL João 15:1-8
·         26. Quanto as ações do PAI (agricultor) e do FILHO (videira) não podemos questionar. Eles cumprem os propósitos eternos. PAI : Agricultor JESUS : Videira Verdadeira IGREJA : Ramos
·         27. Mas... porém... contudo... se olharmos para a IGREJA (ramos) a veremos cumprindo sua parte? Nós como ramos da videira temos produzido nossos frutos? Se sim, que tipo de frutos? Bons ou maus?
·         28. Há um episódio bíblico onde Jesus amaldiçoou uma figueira, porque ela não produzia frutos, e ela secou. “ Cedo de manhã, ao voltar para a cidade, teve fome; e, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente .”
·         29. A razão de ser de uma árvore é dar frutos. O fruto é o produto final de sua existência. A lição apresentada por Jesus, é que cada cristão deve produzir frutos. Sua função última é produzir “ frutos-cristãos ”.
·         30. A lição do texto é radical. Quem não produz fruto, não tem razão de ser no meio do povo de Deus. O que qualifica o cristão são os frutos produzidos. Não basta ser batizado numa igreja .
·         31. Que frutos temos produzido? Nossos frutos representam a videira verdadeira, ou nossa “índole” indomável? Nossos gestos, atitudes e palavras tem demonstrado que somos ramos da videira verdadeira, ou ramos auto-suficientes?
·         32. Em outra passagem bíblica Jesus afirmou: “ Não há árvore boa que dê mau fruto; nem tampouco árvore má que dê bom fruto. Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. Porque não se colhem figos de espinheiros, nem dos abrolhos se vindimam uvas. O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração .”
·         33. O que você quer ser?
·         34. Ramo seco de uma árvore estéril ?
·         35. Ou frutífero e florido de uma bela árvore ?
·         36. Ipê – árvore símbolo nacional
·         37. Foi derrubado e transformado em poste elétrico. Com uma reação estupenda criou raízes no solo e voltou a dar seu fruto (belas flores amarelas) Este é um exemplo a ser seguido... ... resistir às forças que nos impedem de dar os frutos para os quais fomos criados / vocacionados.
·         38. O AGRICULTOR tem feito sua parte, a VIDEIRA VERDADEIRA , também, vamos nós como RAMOS cumprir a nossa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário