Quem sou eu

Minha foto
Pr. Elifaz - Auxiliar e conselheiro, Faculdade Bacharel em Teologia, em atividade pelo ministério da Igreja de Deus.

Saudação

... não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca. Não a abandones e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá.
Prov. 4:4-6

"O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre." (Salmos 121 : 8)

Deus o abençoe, fique na paz de Cristo nosso Salvador e amigo leal, o exemplo de vida a ser seguido, para um viver feliz.

E salvação eterna garantida a todo aquele que crê e obedece.


Capitais do Brasil

sábado

JESUS CRISTO O MODELO DE VIDA PARA A HUMANIDADE

 






A pessoa mais notável de todos os tempos? O maior líder? O maior mestre? Quem tem feito os maiores benefícios pela humanidade? Quem viveu a  vida mais santa que alguém já viveu? 
Visite qualquer parte do mundo hoje em dia. Fale com pessoas de qualquer religião. Não importa o quão comprometidas estejam com a sua religião em particular, se elas conhecem alguma coisa sobre a história terão de admitir que nunca houve um homem como Jesus de Nazaré. Ele é a personalidade mais singular de todos os tempos.

Jesus mudou a direção da história. Mesmo a data no seu jornal testifica o fato que Jesus de Nazaré viveu na terra há quase 2.000 anos atrás. A.C. significa "antes de Cristo"; A.D. Ano Domini, "o ano do nascimento do nosso Senhor".
SUA VINDA FOI PREDITACentenas de anos antes do nascimento de Jesus, foram registradas nas Escrituras as palavras dos profetas de Israel que anunciaram sua vinda. O Antigo Testamento, foi escrito por muitas pessoas durante um período de 1.500 anos, contendo mais de 300 profecias descrevendo a Sua chegada. Todos estes detalhes tornaram-se realidade, incluindo seu nascimento miraculoso, sua vida sem pecado, seus muitos milagres, sua morte e sua ressurreição.

A vida que Jesus viveu, os milagres que Ele fez, as palavras que Ele falou, Sua morte na cruz, Sua ressurreição e Sua ascenção aos céus - todos estes fatos demonstram que Ele não foi um simples homem, porém, mais do que homem. Ele mesmo afirmou: "Eu e o Pai somos Um" (João 10:30),"Quem me vê, vê ao Pai" (João 14:9), e "Eu sou o caminho, a verdade e a vida.  Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." (João 14:6).SUA VIDA E MENSAGEM CAUSAM MUDANÇAS[Image]Veja a vida e a influência  de Jesus de Nazaré, o Cristo, através da história e você verá que ele e a sua mensagem sempre tem produzido grandes mudanças nas vidas de homens e nações. Por toda parte onde os Seus ensinamentos e influência tem chegado, a santidade do casamento, os direitos e a opinião das mulheres na sociedade foram reconhecidos; escolas e universidades de ensino superior foram estabelecidas; leis para proteger crianças foram feitas; a escravidão foi abolida; e uma multidão de outras mudanças foram feitas para o bem da humanidade. Indivíduos também são transformados drasticamente.

"Aquele que introduz nos negócios públicos o princípio do cristianismo primitivo mudará a face do mundo." Benjamin Franklin, século XVIII, norte-americano inventor e político.
Por exemplo, Lew Wallace, um famoso general e gênio literário, era um ateu conhecido. Por dois anos o Sr. Wallace estudou nas principais bibliotecas da Europa e América procurando informações que destruíssem para sempre o cristianismo. Enquanto redigia o segundo capítulo de um livro que ele planejava escrever, ele subitamente encontrou-se de joelhos chorando e clamando por Jesus, dizendo: "Meu Senhor e Meu Deus."

Por causa das evidências sólidas e irrefutáveis, ele não podia mais continuar a negar que Jesus Cristo era o Filho de Deus. Mais tarde, Lew Wallace escreveu "Ben Hur", considerado um dos melhores romances ingleses, jamais escrito acerca da época de Cristo..

Do mesmo modo, o falecido C.S. Lewis, professor na Universidade de Oxford na Inglaterra, era um agnóstico que negou a divindade de Cristo por anos. Mas ele também,  dentro de uma honestidade intelectual submeteu-se a Jesus como seu Deus e Salvador depois de estudar as evidências esmagadoras da sua divindade..SENHOR, MENTIROSO OU LUNÁTICO?No seu famoso livro "Cristianismo Autêntico", Lewis fez a seguinte declaração, "Um homem que fosse um mero homem e dissesse o tipo de coisas que Jesus disse, não seria um grande professor de moral.
Ele seria ou um lunático, igual a um homem que diz que é um ovo cozido, ou ele seria o diabo do inferno. Você terá que fazer sua escolha. Ou ele era e é o Filho de Deus, ou é um louco ou algo pior. Você pode tê-lo por um tolo ou você pode cair aos seus pés e chamá-lo Senhor e Deus. Mas não é permitido vir com algum disparate sobre ele ser um grande mestre. Ele não nos deixou esta opção."

Quem é Jesus de Nazaré para você? A sua vida nesta terra e por toda eternidade é determinada por sua resposta a esta pergunta.

A maior parte das religiões foram fundadas por homens e estão baseadas em filosofias, regras e normas de condutas feitas por homens. Tirem os fundadores destas religiões de suas disciplinas e práticas de adoração e pouco será mudado. Mas tire Jesus Cristo do cristianismo e não teremos nada. O cristianismo bíblico não é apenas uma filosofia de vida, nem um padrão ético ou obediência a um ritual religioso. O verdadeiro cristianismo está baseado numa relação vital e pessoal com um Salvador ressuscitado e vivo.

"Se alguma vez o Divino apareceu na terra, foi na pessoa de Cristo." Johan Wolfang von Goethe, escrito pelo dramaturgo alemão nos últimos anos de sua vida.

"Honestamente não sei o que será da civilização e da sua história se a influência acumulada de Cristo, tanto direta como indireta, for erradicada da literatura, da arte, das transações comerciais e dos padrões morais e criativos nas diferentes atividades da mente e do espírito." Dr. Charles Malik (Libanês), ex-presidente da Assembléia Geral das Nações Unidas.

UM FUNDADOR RESSUCITADOJesus de Nazaré foi crucificado numa cruz, sepultado num túmulo emprestado e três dias depois ressucitou dos mortos; neste aspecto o cristianismo é singular. Qualquer argumento para validar o cristianismo depende da prova da ressurreição de Jesus de Nazaré.

Através dos séculos, a maioria dos grandes eruditos que tem considerado as provas da ressurreição tem acreditado e ainda acreditam que Jesus está vivo. Depois de ter examinado as evidências da ressurreição dadas pelos escritores dos evangelhos, o falecido Simon Greenleaf, uma autoridade em assuntos legais na Faculdade de Direito de Harvard, concluiu: "Portanto é impossível que eles pudessem ter persistido na afirmação da verdade que narravam, se Jesus não tivesse mesmo ressuscitado dentre os mortos, e se não soubessem deste fato com a mesma certeza que tinham em relação a qualquer outro fato."

John Singleton Copley, reconhecido como uma das maiores mentes jurídicas da História Britânica, comentou: "Eu sei muito bem o que são provas e digo a vocês que provas como as da ressurreição nunca falharão."

"Acredito que não exista nada mais belo, mais profundo, mais compreensivo, mais racional, mais franco e perfeito do que o Salvador; digo a mim mesmo com um amor zeloso que não só não existe ninguém como Ele, como não poderia existir nenhum outro." Fyodor Dostoevsky, escrito numa carta pessoal pelo escritor russo enquanto estava na prisão.
RAZÕES PARA CRERA ressurreição é essencial para a fé de um cristão. Existem várias razões que levam aqueles que estudam a ressurreição a crerem que ela é verdadeira:

[Image]PREDITA: Primeiro, Jesus predisse sua morte e ressurreição, e elas aconteceram exatamente como ele previu (Lucas 18:31-33).

O TÚMULO VAZIO: Segundo, a ressurreição é a única explicação plausível para seu túmulo vazio. Uma leitura cuidadosa da história bíblica mostra que o túmulo aonde eles colocaram o corpo de Jesus estava rigorosamente guardado por soldados Romanos e selado com uma enorme rocha. Se, como alguns já disseram, Jesus não estivesse morto, mas somente desmaiado, os guardas e a pedra teriam impedido a sua fuga, ou qualquer tentativa de resgate por parte dos seus seguidores. Os inimigos de Jesus não teriam tirado o corpo do túmulo, já que o desaparecimento do seu corpo do túmulo só ajudaria a encorajar a crença na sua ressurreição.

ENCONTRO PESSOAL: Terceiro, a ressurreição é a única explicação para as aparições de Jesus Cristo aos seus discípulos. Após a sua ressurreição, Jesus apareceu pelo menos 10 vezes àqueles que o haviam conhecido e para outras 500 pessoas de uma só vez. O Senhor provou que estas aparições não eram alucinações: Ele comeu e falou com eles e eles O tocaram. (1 João 1:1).

"De todos os sistemas de moralidade, antigo e moderno, o qual tenho tido possibilidade de observar, nenhum me parece tão puro quanto o de Jesus." Thomas Jefferson, terceiro presidente dos Estados Unidos da América.
O NASCIMENTO DA IGREJA: Quarto, a ressurreição é a única explicação razoável para o início da Igreja Cristã. A Igreja Cristã é de longe a maior instituição que existe ou tem existido na história do mundo. Mais da metade do primeiro sermão pregado tinha a ver com a ressurreição   (Atos 2:14-36). Obviamente, a igreja primitiva sabia que esta era a base de sua mensagem. Os inimigos de Jesus e Seus seguidores poderiam tê-los impedido a qualquer tempo, simplesmente apresentando o corpo de Jesus.

VIDAS TRANSFORMADAS: Quinto, a ressurreição é a única explicação lógica para as vidas transformadas dos discípulos. Eles o abandonaram antes da sua ressurreição; depois da sua morte estavam desencorajados e cheios de medo. Eles não contavam com a ressurreição de Jesus  (Lucas 24:1-11).

No entanto, após a sua ressurreição e a experiência deles no Pentecostes, estes mesmos   antes desencorajados e desapontados foram transformados pelo grandioso poder do Cristo ressuscitado. Em seu nome, eles viraram o mundo de pernas para o ar. Muitos perderam as suas vidas por sua fé; outros foram terrivelmente perseguidos. Sua atitude corajosa não tem sentido à parte de suas convicções de que Jesus Cristo tinha verdadeiramente ressuscitado dos mortos, um fato pelo qual valia a pena morrer.

Em 40 anos de trabalho com intelectuais do mundo universitário, ainda não encontrei uma pessoa que honestamente já tenha considerado as evidências irrefutáveis que provam a divindade e ressurreição de Jesus de Nazaré, que não tenha admitido que Ele é o Filho de Deus, o Messias prometido. Enquanto alguns não acreditam, eles pelo menos são honestos ao confessarem: "Não dediquei tempo à leitura da Bíblia ou considerei os fatos históricos a respeito de Jesus."

"Quando eu li minha Bíblia reconheci que o que ela diz é que Jesus é o único caminho para Deus... Por isso acredito que no momento em que usei o meu conhecimento sobre Jesus e o tornei pessoal entregando-me a Ele, isso abriu-me a porta para a vida." Cliff Richard.[Image]UM SENHOR VIVO: Por causa da ressurreição de Jesus, Seus verdadeiros seguidores não estão meramente seguindo um código de ética de um fundador morto, mas, pelo contrário, possuem uma relação vital e pessoal com o Senhor vivo. Jesus Cristo está vivo e abençoa e enriquece fielmente as vidas de todos os que Nele confiam e obedecem. Através dos séculos, multidões tem reconhecido a excelência de Jesus Cristo, incluindo muitos que tem influenciado grandemente o mundo.

O físico e filósofo francês Blaise Pascal falou da necessidade que o homem tem de Jesus, quando disse: "Existe no coração do homem um vazio do tamanho de Deus, o qual, somente Jesus Cristo pode preencher."

Você gostaria de conhecer Jesus Cristo pessoalmente como Seu Salvador? Isto pode soar ousado, mas você pode! Jesus está tão desejoso para estabelecer um relacionamento pessoal e cheio de amor com você, que Ele já fez todos os preparativos necessários. 

AS QUATRO LEIS ESPIRITUAIS

 

1Primeira
Lei
Deus ama você e tem um plano
maravilhoso para sua vida. O AMOR DE DEUS
" Pois Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho unigênito para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)


O PLANO DE DEUS
Cristo afirma: "Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente" (uma vida abundante e com propósito). (João 10:10)


Por que a maioria das pessoas não está experimentando essa "vida abundante"?Porque… 2Segunda LeiO homem é pecador e está separado de Deus; por isso não pode conhecer nem experimentar o amor e o plano de Deus para sua vida. O HOMEM É PECADOR 
"Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus..." (Romanos 3:23)O homem foi criado para ter um relacionamento perfeito com Deus, mas por causa de sua desobediência e rebeldia, escolheu seguir o seu próprio caminho, e seu relacionamento com Deus  desfez-se. Este estado de independência de Deus, caracterizado por uma atitude de rebelião ou indiferença, é evidência do que a Bíblia chama de pecado.

O HOMEM ESTÁ SEPARADO
"Pois o salário do pecado é a morte..." (separação espiritual de Deus) (Romanos 6:23)
[Image]
Deus é santo e o homem é pecador. Um grande abismo separa os dois. O homem está continuamente procurando alcançar a Deus e a vida abundante através dos seus próprios esforços: vida reta, boas obras, religião, filosofias, etc. 

A Terceira Lei nos mostra a única resposta para o problema dessa separação...
3Terceira
Lei
Jesus Cristo é a única solução de Deus para o homem pecador. Por meio dele você pode conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para sua vida. ELE MORREU EM NOSSO LUGAR
"Mas Deus demonstra seu amor por nós pelo fato de ter Cristo morrido em nosso favor, quando ainda éramos pecadores." (Romanos 5:8)


ELE RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS
"Cristo morreu pelos nossos pecados... foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras... e apareceu a Pedro e depois aos Doze. Depois disso apareceu a mais de quinhentos..." (1 Coríntios 15:3-6)

ELE É O ÚNICO CAMINHO 
"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." (João 14:6)
[Image]
Deus tomou a iniciativa de ligar o abismo que nos separa Dele ao enviar seu Filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz em nosso lugar, pagando o preço dos nossos pecados.

Mas não é suficiente conhecer essas três leis...  4Quarta
Lei
Precisamos receber a Jesus Cristo como Salvador e Senhor, por meio de um convite pessoal. Só então podere- mos conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para nossa vida. PRECISAMOS RECEBER A CRISTO 
"Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus." (João 1:12)

RECEBEMOS A CRISTO PELA FÉ
"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9)

RECEBEMOS A CRISTO POR MEIO DE UM CONVITE PESSOAL
Cristo afirma: "Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei..." (Apocalipse 3:20)
Receber a Cristo implica arrependimento, significa deixar de confiar em nossa capacidade para nos salvar, crendo que Cristo é o único que pode perdoar os nossos pecados. Não é suficiente crer intelectualmente que Jesus é o Filho de Deus e que morreu na cruz pelos nossos pecados ou ter uma experiência emocional. Recebemos a Cristo pela fé, através de uma decisão pessoal.
Estes dois círculos representam dois tipos de vida:
[Image]VIDA
CONTROLADA PELO "EU"
"EU"  no centro da vida.
CRISTO  do lado de fora da vida.
Ações e atitude controladas pelo "EU ",resultando em discórdias e frustrações.
[Image]VIDA CONTROLADA PORCRISTOCRISTO no centro da vida.
"EU"  fora do centro.
Ações a atitudes controladas porCRISTO, resultando em harmonia com o plano de Deus.
Qual dos dois círculos representa melhor sua vida?
Qual deles você gostaria que representasse sua vida? Gostaria de explicar como você pode receber a Cristo.  VOCÊ PODE RECEBER A CRISTO AGORA MESMO EM ORAÇÃO
(Orar é falar com Deus).

Deus conhece seu coração e está mais interessado na atitude do seu coração do que em suas palavras. A oração seguinte serve como exemplo: 

"Senhor Jesus, eu preciso de Ti. Eu Te agradeço por ter morrido na cruz pelos meus pecados. Abro a porta da minha vida e Te recebo como meu Salvador e Senhor. Obrigado por perdoar os meus pecados e me dar a vida eterna. Toma conta da minha vida e faça de mim o tipo de pessoa que desejas que eu seja."
Esta oração expressa o desejo do seu coração?

Se for assim, faça esta oração agora mesmo e Cristo entrará em sua vida, como prometeu.   

JESUS É O CAMINHO QUE LEVA A VITÓRIA...

 

O caminho que conduz a vitória nem sempre é fácil e algumas vezes quase se esconde por entre as perplexidades das circunstâncias.
Nem sempre o caminho da vitória é iluminado e é precisamente nestes momentos que aprendemos a desenvolver maior discernimento espiritual e passamos a andar pela fé.
"Porque andamos por fé, e não por vista". II Co 5.7O
O apostolo Paulo sendo levado para Roma, enfrentou uma grande tempestade e Lucas narra que não havia sol e nem estrelas, ou seja, não havia referenciais, contudo Paulo manteve seu olhar fixo no Grande Capitão!
A razão de tanta paz e serenidade em meio à grande tribulação e que poderia levá-lo a morte, é que ele ficou firmado nas palavras de Jesus que havia dito:

"... Paulo tem ânimo; porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim importa que testifiques também em Roma"
. Atos 23.11

Paulo estava debaixo de um propósito estabelecido por Jesus Cristo e nada impediria que este grande propósito se cumprisse em sua vida.
Enquanto dependemos somente do Senhor, não precisamos procurar auxilio em nenhuma outra parte; Jesus nos suprirá e nos impedirá de tropeçarmos; Ele não permitirá que percamos a direção e quando a estrada se tornar mais escura, áspera e difícil, muito mais sua presença se fará marcante.

"Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam
". Salmos 23.4

Amado (a) do Senhor Jesus, saiba que Deus tem um norte e um porto seguro pra sua vida; assim como as palavras do Senhor Jesus se cumpriu na vida do Apostolo Paulo, assim também se cumprirão em sua vida; a mesma mão que o guiou em meio à escuridão e fúria do mar, também te guiarão.
"Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá"
. Salmos 139.10

"O mundo caminha para o abismo"

E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo...(Judas 1:22)
O mundo caminha a passos largos pro abismo
A guerra, a peste, a fome, é o que o assolam sem parar
Se aprofunda na pobreza, na miséria do pecado.
E não quer a santa voz de Deus escutar
são tantos os pregadores que estão na terra avisando,
Que Cristo em breve vem buscar um povo santo
se faz de surdo só para não ouvir
Pois quando o clarim no céu tocar.
O povo da terra vai subir, e este mundo vai chorar.
Aonde está o meu irmão, minha mãe eu já não vejo mais
O meu pai, minha irmã, meu avô
Alguém tão emocionado dirá com o rosto molhado
É tarde Jesus seu povo arrebatou.

Amigo se por ventura estás me ouvindo
Nunca, nunca desprezes a mensagem do Senhor
Não se aprofunde na pobreza, na miséria do pecado
nunca deixes de ouvir, a santa voz de amor
Escuta esta mensagem do céu que está te alertando:
que Cristo em breve vem buscar um povo santo
Não se faça de surdo só para não ouvir
Pois quando o clarim no céu tocar
O povo da terra vai subir e você poderá ficar

Cristo Jesus disse: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
(Mcos 16: 15,16).
Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.(joao 12:48)

“DESOBEDIÊNCIA E HUMILHAÇÃO”

 

”Tinha Manassés doze anos quando começou a reinar, e reinou cinqüenta e cinco anos em Jerusalém”. (II Cr 33.1) E fez o que era mau aos olhos do Senhor, conforme as abominações dos povos que o Senhor lançara fora de diante dos filhos de Israel. Pois tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai tinha derribado; e levantou altares aos baalins, e fez aserotes, e adorou a todo o exército do céu, e o serviu. Também edificou altares na casa do Senhor, da qual o Senhor tinha dito: Em Jerusalém estará o meu nome eternamente. Edificou altares a todo o exército do céu, nos dois átrios da casa do Senhor. Além disso queimou seus filhos como sacrifício no vale do filho de Hinom; e usou de augúrios e de encantamentos, e dava-se a artes mágicas, e instituiu adivinhos e feiticeiros; sim, fez muito mal aos olhos do Senhor, para o provocar à ira. Também a imagem esculpida do ídolo que tinha feito, ele a colocou na casa de Deus, da qual Deus tinha dito a Davi e a Salomão, seu filho: Nesta casa, e em Jerusalém, que escolhi de todas as tribos de Israel, porei eu o meu nome para sempre; e nunca mais removerei o pé de Israel da terra que destinei a vossos pais; contanto que tenham cuidado de fazer tudo o que eu lhes ordenei, toda a lei, os estatutos e as ordenanças dados por intermédio de Moisés.Manassés tanto fez errar a Judá e aos moradores de Jerusalém, que eles fizeram o mal ainda mais do que as nações que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel.” II Cr 33:1-9. Manasses tinha doze anos de idade quando começou a reinar em Jerusalém. Seu pai, Ezequias, foi um homem temente a Deus: ”Assim fez Ezequias em todo o Judá; e fez o que era bom, e reto, e fiel perante o Senhor seu Deus. E toda a obra que empreendeu no serviço da casa de Deus, e de acordo com a lei e os mandamentos, para buscar a seu Deus, ele a fez de todo o seu coração e foi bem sucedido.” II Cr 31.20-21. Contudo Manasses não seguiu o caminho de seu pai. Talvez Manasses fosse revoltado contra seu pai e contra todo o tipo de autoridade que dissesse respeito a Deus. Ele achava que as pessoas queriam dirigir sua vida, indicar-lhe o caminho a seguir: Como muitos jovens hoje, ele se irava quando os pais davam conselhos:”Minha filha, não saia com uma roupa tão curta. Você não precisa disso. Sua beleza não está em seu corpo, em seu decote. Tudo isso passa. A verdadeira beleza está no coração entregue a Deus.” “Filho, não ande com esses rapazes, eles estão afastando você da igreja. Querem levá-lo para o mal, para longe dos caminhos do Senhor. E o diabo terá poder sobre sua vida. Volte para a igreja.É Manassés não queria conselhos. Ele desejava liberdade, liberdade para fazer o que quisesse adorar os deuses da Babilônia, que ele julgava serem poderosos e que davam prosperidade e poder. Manasses não queria ouvir falar do Deus do seu pai. Então, agora que era rei, ele podia fazer o que seu coração desejava. Podia ir em busca da ilusão de ser poderoso e de seguir deuses fracos, que permitiam todo o tipo de promiscuidade, adultério, crueldade, injustiça e mal. Manasses não precisava mais ouvir conselhos de seu pai. E esse rei fez coisas abomináveis perante o Senhor: Ele tornou a edificar os altares que seu pai havia derrubado. Tudo que seu pai fizera, ele destruiu. Jogou por terra tudo o que aprendera de seu pai. Fez aquilo que seu pai lhe ensinara que era errado e abominação. A Bíblia diz que ele colocou imagens na casa do Senhor. Era como se chegássemos a igreja e encontrássemos imagens de são fulano, são beltrano, são sicrano, é santo pra todo gosto... Além das imagens, ele também edificou altares dentro Templo do Senhor. Ali ele se inclinava e oferecia sacrifícios aos deuses estranhos.Manasses chegou ao cúmulo de queimar seus próprios filhos como ofertas aos deuses. Ele era agoureiro, praticava feitiçaria, adivinhava pelas nuvens, tratava com necromantes e feiticeiros. E o objetivo de Manasses era um só: provocar o Senhor à ira. Mesmo nos dias de hoje, vejo muitas pessoas andando nos caminhos de Manasses. Procuram não profetas de Deus, mas aqueles que falam o que elas querem ouvir... Ele ensinou todas as práticas de ocultismo, idolatria, pecado. Ele liberou todas as atividades que o Senhor proibira. Então o Senhor começou a agir.  “Falou o Senhor a Manassés e ao seu povo, porém não deram ouvidos.”  “Assim o SENHOR trouxe sobre eles os capitães do exército do rei da Assíria, os quais prenderam a Manassés com ganchos e, amarrando-o com cadeias, o levaram para Babilônia. II Cr 33.10,11.
HUMILHAÇÃO
Diz a Palavra do Senhor que Manassés, começou a orar, e a se humilhar, na presença do Senhor, II Cr 33.12. E diz a Palavra de Deus, que o Senhor usou de misericórdia, com Manassés. Tudo o que Deus, pede hoje para o seu povo é humilhação....A Palavra de Deus nos orienta: “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”. (ll Cr 7.14). Aí esta toda a receita de Deus, para uma vida, tranqüila, justa, reta, feliz, na presença do Criador. Ainda dá tem dá tempo, Satanás, tem afastado muitas pessoas hoje da presença de Deus, lançando incredulidade, no povo, frieza espiritual, temos visto, muito cristão abandonando, suas congregações, desanimado mesmo, com as lutas, provações, o Senhor diz na sua Palavra que: “Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações”; (Tg 1.2). Veja: O senhor nos orienta a ter alegria, isso é ter confiança em Deus, é saber que estamos amparados, fortalecidos, com o Senhor somos mais que vencedores, Jesus diz aos discípulos, no mundo vocês vão ter aflições, tenha bom ânimo! Muito cristão hoje, tem deixado de olhar para Jesus, quando deixamos de olhar para o Senhor, o perigo é muito grande, temos é que resistir, perseverar, insistir, quando a luta, as provas estão vindo muito forte, é porque tem benção grande lá na frente, e o adversário, luta, para que as bênçãos, não chegue em nossas mãos, quantos cristão tem perdido a benção, por não perseverar, abandonar o seu primeiro amor, olhe para Manasses, tudo bem ele fez muitas coisas, que aborreceu a Deus, mais, se arrependeu, refletiu, recuou, viu que sem o Senhor é caminhar para a morte...Você que esta lendo este estudo e se encontra afastado dos caminhos do Senhor, e está sentindo que Deus, esta falando com você, procure uma igreja, mais próxima de sua casa, nunca é tarde para uma reconciliação!!! O Senhor diz : Eis que estou a porta e bato....(Ap 3.20a). Abra a porta do teu coração, Jesus esta batendo através deste estudo.....deixe Ele fazer morada.....Felicidade é somente com “JESUS CRISTO DE NAZARÉ”.


Deus abençoe a todos......

CALAMIDADE NO BRASIL, E OUTROS PAISES. REFLITA !MISERICORDIA...CHORAI COM OS QUE CHORAM (Rom.12:15)

Imagine um dia que começa como qualquer outro. A pessoa se levanta para ir ao serviço e, chegando na firma, encontra as portas lacradas. A firma fechou, sem aviso. Inesperadamente, ficou sem emprego. Tendo obrigações para cumprir, decide ir ao banco para sacar dinheiro e pagar algumas contas que estão vencendo. Mas, chegando ao banco, eles dizem que a  conta foi fechada, sem explicação, e que  não tem nenhum centavo. O dia já está piorando. A pessoa resolve voltar para casa, ainda tentando entender o que está acontecendo. Chegando perto de sua rua, percebe vários bombeiros e ambulâncias correndo por todos os lados. Suas vizinhas estão na rua, chorando inconsolavelmente. Antes de  chegar até sua casa, um dos vizinhos chama  e fala palavras que jamais esquecerá: "Aconteceu tão rápido", ele diz, "que não foi possível salvar ninguém. A casa, de repente, se desfez por uma avalanche de lama e agua, ou "explosão",Todos que estavam dentro morreram. Eu sinto muito. Todos  estão mortos."imagine tipo oque estamos vendo na tv, jornais, etc, dos fatos citados em varias partes do Brasil, e no mundo. Todos que estavam dentro morreram. Eu sinto muito. Todos  estão mortos."????????
Alguns dias passam. A pessoa  acorda num lugar estranho. Olhando para seu redor, percebe que está num hospital. sentindo dores terríveis, e uma coceira constante, consequencia da tragédia, Depois de algumas horas de sofrimento, a enfermeira avisa que está na hora de visita. Nesse  caso, várias pessoas serão permitidas entrar para visita. A primeira pessoa que entra no quarto é a esposa (ou,amigo, parente,esposo). E a pessoa Precisando muito de uma palavra de consolo e de explicação, olha para ela com tanta esperança, nunca imaginando o que ela vai falar. Ela chega perto da sua cama e começa a gritar: "Eu não entendo a sua atitude", ela diz. "Sua fé não vale nada. Você confia num Deus que fez tudo isso? Amaldiçoe o nome de Deus e morra!" Com essas palavras, ela sai do quarto.
Enquanto a pessoa  procura entender tudo isso, chegam alguns amigos seus. São velhos amigos, sempre prontos para ajudar. Agora será consolado! Mas, eles entram no quarto, vêem seu estado crítico e seu corpo desfigurado pela doença, e não falam nada. Ficam com a boca aberta, olhando, mas não acreditam. Depois de um longo período de silêncio, um deles fala: "Você mereceu isso. Você deve ter feito alguma maldade muito grande, e Deus está te castigando. Ele tirou todos os seu bens e matou seus filhos. Ele causou esta sua doença. Ele fez tudo isso porque você é mau!" Você começa discutir quando um dos outros concorda com o primeiro, e depois outro também concorda com eles. Não adianta discutir. Para eles, você é um detestável pecador que deve sofrer mais ainda.
De repente, algumas crianças passam no corredor. a pessoa  se anima, porque crianças sempre trazem alegria e amor. Mas, estas crianças param na porta, vêem a feiura do seu rosto e corpo, e saem correndo. "Nunca vi nada tão feio", uma delas comenta.
Tudo ficção? Jamais aconteceria uma coisa tão terrível? Modifiquei os detalhes para ajudar você, o leitor moderno, sentir na pele o que aconteceu na vida de Jó. O livro de Jó é, possivelmente, o primeiro livro bíblico escrito. Um homem fiel e abençoado por Deus perdeu, num dia só, todas as suas posses e todos os seus filhos. Logo depois, foi atacado por uma terrível enfermidade. A própria esposa foi contra este homem de Deus, e disse: "Amaldiçoa a Deus e morre" (Jó 2:9). Os amigos o condenaram e discutiram com ele para provar a sua culpa (a maior parte do livro relata essas discussões, começando no 2:11 e continuando até 37:24). Todos os conhecidos dele, até as crianças, o desprezaram (19:13-19).
O livro de Jó trata de um dos assuntos mais difíceis na experiência humana: como entender e lidar com o sofrimento. É um livro rico e cativante que todos os servos de Deus precisam estudar. Um dia, mais cedo ou mais tarde, ele será útil na sua vida. Neste artigo, vamos considerar algumas lições claras e importantes desse livro.
Pessoas boas sofremTalvez o ponto principal do livro é o simples fato que pessoas fiéis a Deus ainda sofrem nesta vida. O primeiro versículo do livro já define, do ponto de vista de Deus (veja, também, Jó 1:8) o caráter de Jó: "Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal." Enquanto entendemos que o sofrimento entrou no mundo por causa do pecado (Gênesis 3:16-19), aprendemos em vários trechos bíblicos que a dor e a tristeza atingem as pessoas boas e dedicadas. Jó, um homem íntegro, sofreu imensamente. Paulo, um servo dedicado ao Senhor, sofreu muito mais do que a grande maioria dos ímpios (2 Coríntios 11:23-27). Mesmo quando ele pediu a Deus, querendo alívio de algum problema, Deus recusou seu pedido (2 Coríntios 12:7-9). Mas, não devemos estranhar com isso, pois o próprio Filho de Deus sofreu na carne (Hebreus 2:9-10,18). Os que servem a ele sofrem, também.
O diabo quer nos derrubar com nosso sofrimentoO propósito de Satanás fica bem claro nos primeiros dois capítulos de Jó. Ele vê o sofrimento como uma grande oportunidade para derrubar a fé dos servos de Deus. Ele aceitou o desafio de tentar destruir a fé de um dos homens mais idôneos do mundo. Depois, ele foi tão ousado que desafiou o próprio Jesus, usando todas as tentações imagináveis para o vencer (Mateus 4:1-11). O diabo entende muito sobre a natureza humana. Ele sabe que pessoas que servem a Deus fielmente quando tudo vai bem na vida podem ser tentadas por meio de alguma calamidade pessoal. Problemas financeiros, a morte de um ente querido, alguma doença grave -- tais sofrimentos na vida são, freqüentemente, o motivo de abandonar a Cristo. Enquanto a mulher de Jó não prevaleceu na vida do próprio marido, o conselho dela (Jó 2:9) vem derrubando a fé de muitas outras pessoas que enfrentam dificuldades na vida. Jó não sabia a fonte de seu sofrimento (capítulos 1 e 2 contam a história para nós, mas ele não sabia de tudo que estava acontecendo entre Deus e Satanás). Às vezes, nós não temos noção da fonte das nossas dificuldades. Mas, podemos ter certeza que o diabo está torcendo para que tropecemos e afastemos de Deus.
Amigos nem sempre ajudamTrês amigos de Jó ficaram sabendo de seu sofrimento, "e combinaram ir juntamente condoer-se dele e consolá-lo" (Jó 2:11). Mas as palavras deles não ajudaram. Ofereceram explicações baseadas nas opiniões deles, e não na verdade que vem de Deus. Onde Deus não tinha falado, eles ousaram de falar. O resultado não foi consolo e ajuda, e sim perturbação e desânimo. A mesma coisa acontece hoje. Quando alguém sofre de um problema de saúde, outras pessoas tendem falar sobre algum caso triste de alguém que teve a mesma doença e morreu. Quando uma pessoa amada morre, muitas pessoas procuram confortar a família com palavras insensatas e até mentirosas. É melhor falar umas poucas palavras com compaixão do que falar muito e entristecer a pessoa mais ainda. Quando sofremos perda, é melhor procurar conselho na palavra de Deus e da boca de pessoas que a conhecem e que vivem segundo a vontade do Senhor.
Deus não explica tudoQuando sofremos, é natural perguntar: "Por quê?". Jó fez isso (Jó 3:24). Habacuque fez a mesma coisa (Habacuque 1:3). Milhões de outras pessoas têm feito a mesma pergunta. É interessante e importante observar que Deus não responde a todas as nossas perguntas. Pode ler o livro de Jó do começo ao fim, e não encontrará uma resposta completa de Deus à pergunta do sofredor. Durante a boa parte da história, Deus deixou Jó e seus amigos a ponderar o problema. Quando o Senhor falou no fim do livro, ele não explicou o porquê. A partir do capítulo 38, Deus afrima que o homem, como mera criatura, não é capaz de entender muitas das coisas de Deus, e não é digno de questionar a sabedoria divina. Jó entendeu a correção de Deus, e respondeu humildemente:"Sou indigno; que te responderia eu? Ponho a mão na minha boca. Uma vez falei e não replicarei, aliás, duas vezes, porém não prosseguirei" (Jó 40:4-5). Jó pediu desculpas a Deus por ter duvidado da justiça e da bondade do Criador: "Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia....Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza" (Jó 42:3,6).
Depois do sofrimento, vêm as bênçãosO sofrimento desta vida é temporário. O sofrimento de Jó foi intenso, mas não durou para sempre. É bem provável que ele lembrou, durante o resto da vida, daquelas experiências doloridas. Mas a crise passou, e a vida continuou. Deus restaurou as posses dele em porções dobradas. A mesma coisa acontece conosco. Enfrentamos alguns dias muito difíceis, mas as tempestades passam e a vida continua. Vivendo na época da nova aliança de Cristo, nós temos uma grande vantagem. Temos uma esperança bem definida de uma recompensa eterna no céu (Hebreus 11:13-16,39-40; 12:1-3; 13:14). Qualquer sofrimento é pequeno quando o colocamos no contexto da eternidade.
Fiéis no sofrimentoÉ óbvio que todo ser humano passa  por sofrimentos  nesta vida. Pessoas que dizem que os filhos de Deus não sofrem não conhecem ou não aceitam a palavra do Senhor. Jó perdeu tudo. Jeremias foi preso. João Batista foi decapitado. Jesus foi crucificado. Estêvão foi apedrejado. Paulo sofreu naufrágio e prisões.  Os problemas da vida não sugerem falta de fé, e não são provas de algum terrível pecado na sua vida. Às vezes, as provações vêm como disciplina de Deus (Hebreus 12:6-13); às vezes, não. Mas sempre são oportunidades para crescer (Tiago 1:2-4), e convites para adorar a Deus (Tiago 5:13; Jó 1:20).
JAMAIS SE ESQUEÇA!! DEUS É FIEL!! OBEDEÇA, LOUVE E O ADORE, SIGAMOS O EXEMPLO DE CRISTO JESUS. E  HÁ  ESPERANÇA  PARA A ÁRVORE QUE, SE FOR CORTADA, AINDA SE RENOVARÁ, E NÃO  CESSARÃO  OS SEUS RENOVOS (Jó 14:7). TENHO CERTEZA! QUE O ESPIRITO SANTO DE DEUS ! QUE É O QUAL, ENSINA,  AJUDA ,CONSOLA ,E LEMBRA ,E INTERCEDE.., CONVENCE.., FALARA MELHOR EM SEU CORAÇÃO, SEJA QUAL FOR A SITUAÇÃO E PROBLEMA QUE VC PASSA, A AÇÃO DE DEUS  SERA EFICAZ, POIS SUA PALAVRA FOI ENVIADA A FAZER OQUE LHE APRAZ.., E É VIVA E EFICAZ,  A VITÓRIA É CERTA EM NOME DE JESUS !!SOMENTE ESFORÇA-TE.., E TEM BOM ÂNIMO, NÃO TEMAS, NEM TE ESPANTES; PORQUE O SENHOR TEU  DEUS É CONTIGO ,POR ONDE QUER QUE ANDARES.( Josué 1: 7,8,9)